A cantora Carolina Claret apresenta recital para canto e piano empregando recursos vocais do canto lírico em um repertório vasto e diversificado, que visa ilustrar como a técnica foi utilizada desde os primórdios da história da música até os dias atuais no Brasil e no mundo.
O recital é uma experimentação que pretende aproximar o público do canto lírico, desmistificando o estigma de que seja uma arte ultrapassada e de difícil compreensão. Para além de aproximar a plateia desse estilo de canto, Carolina “faz um passeio pelos afetos e cores impressas na música através do tempo, no intuito de divertir e comover o espectador”, diz a artista.
A apresentação inclui alguns sucessos dos compositores Franz Schubert, Georg Friedrich Händel, Giacomo Puccini, Heitor Villa-Lobos, Helza Camêu, Johann Sebastian Bach, Leonard Bernstein, Reynaldo Hahn, Vincenzo Bellini e Wolfgang Amadeus Mozart.
O pianista Otávio Lamounier e o violonista Leonardo Clementine se unem a cantora Carolina Claret para uma participação especial neste espetáculo.
A artista
Carolina Claret é musicista, bacharel em Canto Lírico pela Escola de Música da UFMG e integrante chefe do naipe de soprano do Ars Nova Coral da UFMG em Belo Horizonte. Como cantora solista destaca-se pelos trabalhos ‘Romancero Gitano’ de Mario Castelnuovo-Tedesco (2023), ‘Quatre motets pour un temps de pénitence’ de Francis Poulenc e Jesu Meine Freude (BWV 227) junto ao Ars Nova Coral da UFMG, sob regência de Lincoln Andrade (2018).
Entre outras atuações, participou do Ópera Studio Online – Così fan tutte, da Duo Conexões Culturais, com o tenor Paulo Mandarino, em 2020. Foi bolsista da III Oficina de Canto Lírico do Recife, no Conservatório Pernambucano de Música, orientada pelos professores Marcelo Ferreira e Vitor Philomeno, em 2019. Participou da série de masterclass com a pianista e coach alemã Raminta Lampsatis no Conservatório de Música da UFMG em 2017 e 2019. Foi Bolsista da 2ª Academia Canto em Trancoso, realizada em Trancoso, na Bahia, em 2016 e participou do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha, junto ao Ars Nova Coral da UFMG, que ganhou o 3º lugar geral da competição, em 2016.
Projeto Recitais
O projeto foi desenvolvido para acolher as diversas manifestações artísticas e culturais de artistas que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados, disponibilizando um espaço de estímulo e visibilidade para apresentarem seus trabalhos autorais, potencializando suas múltiplas vozes.
Espetáculo ‘Quem tem medo de canto lírico’ – Carolina Claret
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19 horas
Local: Hall Superior do Centro Cultural UFMG
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita
Classificação livre
O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH