A Casa Fiat de Cultura encerra sua programação do Música na Capela, em 2023, com apresentação do Quarteto Inhotim, formado por Laura von Atzingen (violino), Gideôni Loamir (violino), Flávia Motta (viola) e William Neres (violoncelo).
No programa, o Quarteto Inhotim interpreta quatro obras de compositores e compositoras vivos, atuantes e prestigiados na cena contemporânea internacional. Trata-se de um panorama de parte expressiva da rica variedade da música de nosso tempo, como as obras Entr’Acte, de Caroline Shaw, Quarteto de Cordas nº 2, de Philip Glass, Eight Colors, de Tan Dun, e Enthusiasm Strategies, de Missy Mazzoli.
O concerto será realizado no domingo, 10 de dezembro, das 11h às 12h, na Capela de Santana, que fica nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita e espaço sujeito a lotação.
Quarteto Inhotim
O Quarteto Inhotim é uma iniciativa da nova Curadoria Musical do Instituto Inhotim, que busca fomentar a música contemporânea executada com excelência e também levar sua programação a espaços fora do museu, como a Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, e outros espaços artísticos. Formado pelos músicos Laura von Atzingen (violino), Gideôni Loamir (violino), Flávia Motta (viola) e William Neres (violoncelo), professores da Escola de Música e chefes de naipe da Orquestra Inhotim, o quarteto tem realizado apresentações no Espaço Igrejinha do museu, recebendo aplausos do público e da crítica especializada.
Capela de Santana
Localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana foi construída no final dos anos 1950, por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha. A dedicação a Santana como sua padroeira se deve ao fato de que, nos remotos dias do Curral Del Rei, existira nas proximidades da atual Praça da Liberdade uma capela com a mesma invocação, cuja imagem, considerada milagrosa, foi conservada e passou a ser venerada em igreja construída no bairro da Serra, em 1931. A Capela de Santana fica situada em uma ampla área verde, com mais de 70 mangueiras centenárias que são preservadas pela Casa Fiat de Cultura.
A Capela de Santana está aberta para a comunidade, aos sábados, às 11h, para celebração de missas.
SERVIÇO
Quarteto Inhotim no Música na Capela da Casa Fiat de Cultura
10 de dezembro, domingo, das 11h às 12h
Entrada gratuita. Espaço sujeito a lotação (80 lugares).
Quarteto Inhotim
Laura von Atzingen, violino
Gideôni Loamir, violino
Flávia Motta, viola
William Neres, violoncelo
Programa:
Caroline Shaw Entr’Acte
Philip Glass Quarteto de Cordas nº 2
Tan Dun Eight Colors
Missy Mazzoli Enthusiasm Strategies
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h